Localizada no estado do Rio Grande do Norte, Natal é uma das capitais nordestinas mais requisitadas quando o assunto é turismo. A cidade combina paisagens exuberantes com uma ótima infraestrutura e conforto.
| Ponta Negra |
O bairro mais conhecido por lá é Ponta Negra, que reúne diversos hotéis, restaurantes e bares. Lá estão localizados também alguns pontos turísticos, como o Morro do Careca e a própria praia de Ponta Negra. A orla é ótima para descansar, mas se você quiser fazer algo diferente, recomendo o passeio de jangada. Não precisa reservar antecipadamente: o passeio acontece de hora em hora e é divulgado na própria praia, bem fácil de encontrar - a vinheta ficou uns dois meses na minha cabeça, então se você não avistar, você escuta a música. Com duração de uma hora, a jangada leva o visitante para as proximidades do morro. Não tive a sorte de ver tartarugas ou golfinhos, mas pelo jeito não é difícil presenciá-los. De qualquer forma, o passeio vale a pena: além da linda vista, é possível nadar em alto-mar. Como falei, a cidade é bem estruturada e o passeio não fica por menos: coletes são obrigatórios e a empresa guarda as bolsas dos passageiros dentro de um baú. Claro que isso deveria acontecer sempre, mas já estive em barcos grandes que nem ofereciam colete. Foi tudo super seguro!
| Praia de Genipabu |
Outro dos pontos conhecidos é a Ponte Newton Navarro, localizada próxima da Praia de Genipabu, no bairro da Redinha. A paisagem é bonita, mas o melhor foi ter experimentado ginga com tapioca (cuja base é macaxeira), que traz peixinhos fritos como recheio. Pode parecer estranho, mas é delicioso! Não é à toa que é uma "comida de boteco" popular por lá. Provei num barzinho que fica quase de frente para a ponte e recomendo!
| Ponte Newton Navarro |
A região não é muito indicada para turistas, por não oferecer uma boa estrutura. Mas eu fui super bem recebida pelas pessoas de lá e voltaria!
Ainda em relação à culinária, aproveito para deixar uma dica. Não é difícil encontrar um bom restaurante na cidade, mas recomendo fortemente o Mangai, localizado no bairro Lagoa Nova. O local oferece um buffet (enorme) cheio de comidas típicas e muito bem preparadas. É possível também pedir alguns itens no cardápio, como sucos de frutas locais (como cajá, umbu e mangaba) e sobremesas (indico a cocada mole). Perfeito para conhecer a gastronomia nordestina! Alguns itens são bem exóticos, eu adorei.
| Vista do restaurante Marenosso |
| Centro de Turismo - parte interna |
Além do Centro de Turismo, não conheci a fundo a região histórica, mas vi que o local é composto por construções antigas e coloridas e reúne diversos museus e espaços culturais. Me arrependi por não ter conhecido os museus, mas fica para a próxima vez.
| Forte dos Reis Magos - interior |
Uma visita imprescindível é o Forte dos Reis Magos. A construção é sensacional e a vista de lá é demais! Dentro do espaço, estão lojas de artesanato e artigos locais, como livretos de cordel. Há ainda algumas salas com fotos antigas e informações históricas. Pra mim, é um dos melhores pontos turísticos da cidade.
![]() |
| Sagui no cajueiro |
Um local muito famoso é o maior cajueiro do mundo, localizado na região metropolitana da capital, no município de Parnamirim. Para chegar, muitas agências oferecem translado, mas eu fui de ônibus e achei facilmente (as pessoas são sempre simpáticas e solícitas). No local, os visitantes podem caminhar entre os galhos e até mesmo avistar alguns animais que vivem por lá! Há também um mirante de 10 metros, onde é possível visualizar toda a área de 8500m² ocupada pela planta. Como o apelo turístico é forte, no entorno estão algumas lojas com souvernirs e artigos locais (principalmente produtos de caju, como bebidas e castanha), além de barracas de artesanato, comidas (recomendo a tapioca) e até mesmo roupas.
- Onde ficar: Como a cidade é pequena, você pode ficar praticamente em qualquer lugar. Fiquei próximo ao Natal Shopping, que não é muito turística, mas é organizada e de fácil acesso. A concentração de hotéis está em Ponta Negra.
- Transporte: As pessoas não andam em Natal! Esperava caminhar bastante por lá, mas ninguém me recomendou que eu conhecesse parte da cidade a pé. Eu só andei pela orla de Ponta Negra mesmo. Não achei a cidade perigosa, acredito que seja um costume dos moradores (percebi que eles usam carro para absolutamente tudo). Mas sempre é bom seguir as recomendações de quem conhece a cidade: na dúvida, use táxi ou ônibus.
- Como chegar: O Aeroporto Augusto Severo está situado na região metropolitana, a 15 quilômetros do centro de Natal. A forma mais prática de chegar ao hotel é por táxi, principalmente porque muitos vôos chegam durante a madrugada. Para quem vai do sul do Brasil, todos os vôos possuem conexões - geralmente longas - em São Paulo ou Rio de Janeiro. Se prepare para passar um tempo nos aeroportos! Dica: quem gosta de arquitetura, vai adorar conhecer o aeroporto de lá: além de organizado, é super bonito.
| Praia do Meio |
- Cuidados: Achei tranquilo e me senti muito segura. Mas a cidade está crescendo rápido, então tome os cuidados básicos! Espero que a violência não cresça junto com Natal, mas de qualquer forma, é bom cuidar. À noite, muitos lugares são vazios, portanto use táxi.
- Culinária: A maioria das refeições tem como base a culinária típica do interior nordestino, com itens como carne de sol, carne seca, feijão verde e macaxeira (aipim). Existem ainda restaurantes especializados em frutos do mar, mas a maior parte está voltado para a culinária interiorana. Para beber, experimente uma bebida chamada "meladinha" (uma mistura de mel, limão e cachaça), que só tem lá.
- Preços: No geral, o preço é bom. É possível encontrar petiscos por menos de 15 reais ou almoçar com menos de 20, por exemplo. O passeio de buggy possui um valor alto, que pode chegar a mais de 400 reais (divididos por quem vai fazer o passeio). Mas, de forma geral, os gastos não são excessivos.
Quer ganhar 50 reais reservando a hospedagem com o Booking? Utilize o link do blog e aproveite! Clique aqui.
Quer ganhar 50 reais reservando a hospedagem com o Booking? Utilize o link do blog e aproveite! Clique aqui.

0 comentários:
Postar um comentário