27 de novembro de 2015

Playa del Carmen - México




Playa del Carmen é a “queridinha” da Riviera Maya, no caribe mexicano. Localizada a 70Km ao sul de Cancun, é um destino incrível para quem quer curtir uma combinação de rústico e sofisticado. O local lembra bastante praias como Pipa, Praia do Forte ou Búzios, com restaurantes charmosos e bares confortáveis na beira da praia. De quebra, ainda tem uma localização super estratégica para quem quer conhecer as melhores praias do México.
5ª Avenida
A praia mais badalada é a Mamitas. Do centro, você pode caminhar sentido norte pela avenida principal ou pela praia. O mar não tem aquele azul claro típico do caribe, mas é muito limpo e clarinho. A praia possui boa estrutura para descansar, bares e até opções de massagens de frente ao mar. Se não tiver hospedado em um dos resorts da praia, você pode alugar uma cadeira (algumas são tão confortáveis que parecem camas) ou um gazebo. Perfeito para descansar. Alguns bares ou restaurantes da praia incluem essa regalia, por um valor mínimo de consumação por pessoa.
Outro local imperdível é a 5ª avenida, repleta de bares, lojas e restaurantes. Super legal para fazer compras, jantar, tomar uma cerveja ou simplesmente caminhar. Ótimo passeio para o início da noite. Para quem gosta de balada, parece ter boas opções (como sou uma pessoa “diurna”, preferia acordar cedo para aproveitar as praias).

Resort em Playa Mamitas
Akumal
Desde o centro, é possível pegar uma van até diversos pontos turísticos. Uma praia bem interessante é Akumal, famosa pelas tartarugas. Acabei não fazendo o mergulho, mas depois me arrependi. Em muitos passeios, o pessoal que vende promete que você verá vários tipos de peixes, polvo, tartarugas, etc. E geralmente não é a realidade. Por não querer cair nessas “promessas mirabolantes” acabei não fazendo, mas muita gente realmente consegue nadar com as tartarugas. Fui desconfiada demais, então o mergulho com guia ficou para a próxima. Mas já dá para aproveitar bastante só de praticar snorkelling no raso mesmo, que foi o que fiz. Alguns consideram uma das praias mais bonitas do mundo e realmente não decepciona: água transparente e mar verde clarinho! Recomendo um dia só para Akumal.

Outro ponto imperdível é o Cenote Azul, que fica a 25 Km ao sul de Playa. Cenotes são formações naturais belíssimas de água doce. O local é incrível, com a água limpíssima (parece mineral) e diversos peixinhos, ótimo para praticar snorkelling! Passei umas duas horas lá e queria ter ficado mais. Para mim, foi um dos melhores lugares da viagem toda. A entrada custa uns 80 pesos/ 25 reais.

No mesmo dia do cenote, é possível conhecer a praia Xpu Ha, que fica a apenas 3Km de lá (alguns minutos de van). Por ser um local privativo, paga-se a entrada de 40 pesos (12 reais), para poder usufruir. A praia é muito bonita: bem parecida com Akumal, porém menos movimentada. Lá, é possível ficar em um dos restaurantes ou caminhar um pouco sentido sul, se quiser fugir da parte turística.
Tanto em Akumal quanto em Xpu Ha, há uma caminhada de 1 km para chegar. A trilha de Xpu ha é mais “abandonada” - o que é curioso, por ser uma praia que cobra entrada -, mas tranquila. Em ambos os locais, há restaurantes e cadeiras para alugar na beira da praia.
Para chegar em qualquer um desses pontos turísticos, é só pegar uma van em Playa e pedir para o motorista deixar você na frente. Elas saem da rua 2, esquina com a avenida 20 e não é necessário comprar passagem antes (saem a cada 5 ou 10 min).

Xpu Ha
A região possui praias para todos os gostos (agitadas, como a Mamitas ou tranquilas, como Xpu Ha), além de uma atmosfera realmente encantadora. Já saí de lá com saudades de passear pela 5ª avenida e ficar a toa na praia. Como comentei, além de Playa em si, há muito o que fazer por lá. Poderia ter ido para Cozumel, uma ilha que se destaca pela prática do mergulho, mas como sou meio medrosa para águas profundas, não valeria a pena a visita (pelo que pesquisei). Outra opção é visitar os parques temáticos (como Xcaret), mas pessoalmente não gosto muito de parques “montados” e nado com golfinhos. Acho que vale mais a pena se estiver viajando com crianças. Se tivesse tido mais tempo, teria ficado mais um dia em Akumal e visitaria outros cenotes menos conhecidos como Chiquin Ha. Infelizmente não há como fazer tudo, mas recomendo veemente esses locais que conheci. Ah! Já que estará pertinho, não deixe de conhecer Cancun e Tulum. Um lugar mais belo do que o outro!

Quantos dias ficar: Algumas pessoas ficam somente em Cancun e optam por passar apenas um dia em Carmen. Recomendo que fique ao menos três (eu fiquei cinco), pois há muitos passeios pela região. Com esses três dias, dá para ficar um dia inteiro em Carmen e aproveitar os outros para conhecer as praias da região.

- Onde ficar: As opções são as mais variadas possíveis. Desde resorts super luxuosos até albergues. Tome cuidado para ficar próximo do centro e da 5ª Avenida, que é onde tudo acontece. Alguns hotéis mais distantes cobram um preço menor, mas não vale a pena economizar nisso e ficar isolado gastar muito em táxi. Acho que não compensa ficar em resort, afinal há muito o que fazer na região. Acredito que a melhor opção seja um hotel básico no centro.

Transporte: Fique no centro! Aí você poderá fazer tudo caminhando. Se necessário, há pessoas oferecendo táxis perto da praia e no centro. Um transporte bastante interessante e barato são as vans! Do centro de Playa, saem vans para diversas cidades e pontos turísticos: dá para ir ao Cenote Azul, Tulum, Akumal e praias dos arredores. Ótima opção para fazer os passeios. Se quiser um pouco mais de conforto/ espaço, dá para pegar o ônibus executivo que sai da rodoviária de Playa, também no centro. Mas é bom ficar atento aos horários, pois a frequência é menor que as vans.

Vendedoras na 5ª Avenida
 - Como chegar: Dá para chegar de ônibus executivo desde o aeroporto (164 pesos, uns 45 reais) ou desde a rodoviária de Cancun (não utilizei essa opção, mas sai quase pela metade do preço). Se estiver em Cozumel, deverá utilizar táxi + ferry boat (preço variável, de acordo com horário e empresa).

- Locais: Os principais atrativos são a praia Mamitas e a 5ª avenida. Vale a pena ter um dia só pra isso. Não deixe também de conhecer as outras praias da região.

-
Cuidados: Muito tranquilo! Dá para caminhar sozinha em qualquer horário, ao menos pela região central (onde fiquei hospedada).
Guacamole no restaurante Portales

-
Culinária: Se come muitíssimo bem em Carmen. Opções não faltam: comida mexicana (nachos, tacos, guacamole...) ou a típica comida caribenha (peixe frito, camarões, arroz de coco...). Destaco duas opções simples, mas muito baratas (e com pratos ótimos): restaurantes Portales e Caguamo, ambos estão na Rua 6, esquina com a Avenida 10 (um está ao lado do outro). Se quiser algo elaborado, procure pelos restaurantes da avenida principal.

- Preços:  A hospedagem no resort custa a partir de 1100 reais. Um hotel simples no centro custa em torno de 160 reais e um albergue, a partir de 70 o quarto coletivo. Em relação à alimentação, é possível comer de 20 a 150 reais, tudo vai depender do tipo de local e prato que escolher. Para quem for fechar passeio com agência, pesquise bastante (os preços variam muito).

Quer ganhar 50 reais reservando a hospedagem com o Booking? Utilize o link do blog e aproveite! Clique aqui.

3 comentários: